Páginas

Conhecendo a Técnica - Biscuit

Biscuit, um biscuit para kéfera, artesanato, crafts, handade, tudo sobre biscuit, artes manuais, faça você mesmo, atelier wesley felicio, arteirices, biscuitando, modelando biscuit
O QUE É..

Massa preparada com amido de milho e cola branca que quando duplamente cozida, imita o mármore branco na cor e aspecto. É também encontrada na forma industrializada. Nesse caso, os conservantes naturais são substituídos por produtos químicos.

HISTÓRIA..

Uma mistura bem simples de ingredientes - na opção caseira, a maioria são produtos culinários - compõe a massa de biscuit, também conhecida como porcelana fria, devido à sua semelhança com a porcelana tradicional. a teoria mais difundida a respeito da origem dessa espécie de massa de modelar é a que tenha sido desenvolvida na Itália, onde era chamada "pasta di sale". Já a tese européia é reforçada por sua denominação francesa, "patês à sel". Sabe-se, no entanto que no século XII, os Incas, povos da Américas, já modelavam pequenos animais com uma massa semelhante para oferecer aos deuses. Enquanto isso, no mesmo período, os alemães faziam enfeites para ornamentar os pinheiros de Natal e, ao tentar evitar que os insetos e roedores fossem atraídos por seu sabor e destruíssem as peças, acrescentavam bastante sal à massa, idêntica À preparada por italianos e franceses. Bem mais tarde, nos Estados Unidos, passaram a ser confeccionados bonecos com a mesma mistura caseira, ali chamada de "salt dough", uma tradição muito apreciada e mantida até os dias atuais.

Apesar de sua beleza, as peças produzidas no passado não tinham resistência e durabilidade. Com o acréscimo de outros materiais, especialmente a cola branca, obteve-se uma matéria prima mais resistente, capaz de receber pintura e acabamentos variados. Atualmente, algumas indústrias e ateliês renomados também disponibilizam a massa pronta em diversas cores. Outra opção para obter tons diferenciados são os corantes líquidos ou em geral, que são adicionados à massa branca. No que se refere ao manuseio, existe outro tipo de matéria prima que se assemelha ao biscuit, porém necessita de queima para proporcionar efeito adequado ao final do trabalho: é a cerâmica plástica que surgiu há 40 anos, na Alemanha.

Natural ou sintética, a massa de biscuit é indicada e largamente empregada na produção de peças decorativas de diversos tamanhos e na elaboração de ímãs de geladeira com relevos, lembranças para casamento, batizados, festas de aniversário, esculturas, peças de decoração e na produção de bijuterias e botões artesanais. Sua flexibilidade não tem limites, por isso, o biscuit é muito usado para a aplicação em peças de base, como caixas, porta jóias e até em acabamentos de scrapbooking. Apesar de sua origem européia, essa "massinha mágica", como muitos a chama, conquistou grande espaço entre os artesãos da América Latina, com núcleos importantes de produção na Argentina, Bolívia, no Chile e Peru.

No Brasil, a arte ganhou espaço a partir dos anos 80, graças à facilidade de execução da prática, que também não exige grande espaço e usa ferramentas simples. O profissional de modelagem também conta com opções industrializadas, que substituem conservantes naturais por químicos, mantendo a possibilidade de secagem natural, e a cerâmica plástica, produto sintético que necessita de queima em forno caseiro. Quando aos demais materiais, os mais usados são; o boleador, próprio para detalhes arredondados, as réguas para gravar, fazer bordas e rendados, e os carimbos para diferentes tipos de corte.
trabalhando com biscuit, massa de biscuit, atelier wesley felicio, artesanato, crafts, handmade, biscuit é arte, artes manuais, arteirices, diy,
CURIOSIDADES..

Há quem diga que o biscuit tenha surgido na França a partir da massa de biscoito - daí o nome. Esses relatos resultam da descoberta francesa de que se a massa fosse assada duas vezes, a umidade era reduzida a guloseima, além de mais saboroso, podia ser conservado por mais tempo. Vale lembrar que a massa atual conta com a presença de formol, e por isso, não pode ser ingerida de maneira alguma. Para conservá-la por mais tempo, o ideal é embalá-la em plástico filme ou em saquinhos plásticos e mantê-la em local fresco. Desse modo, o produto pode durar até 4 meses. Na hora de abri-la o famoso pau de macarrão é o utensilio mais recomendado.

TENDÊNCIAS..

A composição com pintura em estilo country em quadrinhos de madeira com relevos e formas de bichinhos e bonecos feitos com essa técnica são grandes promessas de sucesso na técnica do biscuit. Além disso a aplicação de detalhes de porcelana fria em caixas de madeira continuará em alta. As miniaturas e os arranjos de flores também têm espaço garantido, pois estão entre os clássicos da porcelana fria. Os ímãs de geladeira continuam com bom mercado, desde que confeccionados com novos conceitos - que podem ir do humor e símbolos retrô aos temas esotéricos, passando pelos personagens já conhecidos e consagrados..

Já conhecia a técnica?! A história, curiosidades e tendências.. Eu diferente da famosa youtuber que recentemente chamou o biscuit de lixo, acho uma técnica fantástica e que permite uma gama de possibilidades, me encanto facilmente por peças criadas com a massa, e queria muito dominar a técnica, mas tentei uma vez e mesmo com os moldes não consegui executar algo bacana, portanto parabéns a todos que trabalham e dominam esta técnica artesanal que assim como todas as outras merecem seu valor.. Me conte aqui nos comentários tudo que sabe sobre biscuit, como sabem adoro ler a opinião de vocês.. Aproveito pra desejar um excelente fim de semana!!

P.S: Tem VÍDEO novo lá no Canal do Youtube, onde mostro um pouquinho da 26ª Feira Nacional do Artesanato que por sinal estava ótima, volto depois pra contar detalhes..

BjoO grande procêis tudo!!

16 comentários:

  1. Mexer com biscuit é uma delícia. À vários anos atrás fiz algumas aulas e me divertia bastante, mas desde então não coloquei mais minhas mãos nessa maravilha. Acho um trabalho muito lindo e que merece todo valor e respeito. Adorei as curiosidades. Ótimo final de semana! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia tentei uma vez só, mas foi sozinho sem ninguém pra dar as dicas certas, o meu trabalho não ficou legal não, preciso tentar outras vezes.. E concordo contigo merece mesmo todo respeito.. Grato pelo carinho de sempre!! BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  2. Olá Wesley
    Conheço os trabalhos prontos em biscuit, mas desconhecia tantas informações sobre a técnica, muito bacana e parece ser difícil de executar.
    Muito obrigada pelo carinho sempre lá no bloguito.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cissa, pois é a maioria das pessoas desconhecem a história maravilhosa que está por trás de cada técnica, confesso que eu acho bem difícil trabalhar com a massa.. Disponho sabe que adoro passar sempre por lá e prestigiar seus post's.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  3. Que absurdo como essa youtuber pode ser tão estúpida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia antes de mais nada, seja bem vinda ao meu cantinho e fique a vontade para voltar sempre que desejar.. Achei que ela foi mega infeliz no comentário que fez, claro que ninguém é obrigado a gostar de tudo, mas respeito cabe em qualquer lugar.. BjoO grande e grato pelo carinho!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  4. Wesley eu acho lindos os trabalhos em biscuit. Tenho uma colega artesã que hoje em dia prioriza os tecidinhos como eu, mas quando éramos da associação de artesãos as pessoas pegavam as frutas que ela fazia usando esta técnica e logo cheiravam de tão perfeitas que eram. Outro fazia biscuit de sabonete. Era perfeito também.
    Boa semana! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara pois é tem trabalhos perfeitos mesmo, fico vendo as esculturas de noivinhos para topo de bolo e penso meu Deus como podem criar algo tão semelhante e perfeito, é um dom mesmo e assim como qualquer outro trabalho manual merece muito valor e respeito.. BjoO grande e grato pelo carinho de sempre!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei de saber sobre o biscuit, não sabia nada a respeito!
    Eu adoro as artes feita com essa massa, já tentei fazer, mas tbém não gostei do resultado, não levo jeito!
    E admiro quem tem esse talento para essa técnica!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, que bom que pude contribuir para que você soubesse sobre o biscuit, verdade são várias possibilidades com a massa também.. E com certeza é mesmo um talento.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  6. Olá Wesley, acho lindo o trabalho feito com essa massa!São perfeito e cheio de detalhes.
    Um abraço e feliz semana.
    Amara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amara partilho da mesma opinião, apesar de não saber fazer sou um grande admirador das peças criadas com essa massa mágica.. Grato pelo carinho.. BjoO grande e te desejo o mesmo!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  7. Oi Wesley!
    Pois menino... eu vi um movimento no face, mas não entendi (a alienada das redes sociais!). Infelizmente, acho que a pessoa em questão não pensou pra falar, ofendendo muitos.
    Acho esse tipo de artesanato, como todos os outros, muito bonito e com muitas peças bem elaboradas. Já comprei peças, já encomendei, já dei de presente e também já utilizei em meus trabalhos.
    Fazer não quero saber não... não levo jeito e nem tenho mãos fortes como a dos biscuiteiros, sem contar que tem que ter o dom pra modelar!
    Gostei de saber da história e de onde surgiu... eu sempre ficava pensando: "será que dá pra comer e biscuit vem de biscoito?" rsrsrs. Respondido!

    Abraços esmagadores e lindo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha também fui ver alguns dias depois.. Mas concordo contigo foi muito infeliz no comentário.. Ninguém é obrigado a gostar, mas no minimo respeitar.. Pois é, há peças lindas, também já presenteie e a pessoa amou por sinal.. Que bom que contribui para sanar suas dúvidas.. BjoO grande e desejo o mesmo!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  8. Oi Wesley, confesso que fiquei bem triste com o comentário desnecessário da tal YouTuber, que não conhece o verdadeiro significado do natal, mas isso já é outra história.rsrsrs Quero desejar a vc um feliz natal com biscuit de presente.rsr brincadeira a parte. Um natal cheio de luz, paz, amor pra vc e toda sua família. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela acho que todos que trabalham com artesanato sentiram-se ofendidos pelo comentário.. Muito obrigado pelo carinho e iria adorar o presente de biscuit haha, também desejo a você e toda sua fam´lia o mesmo.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir

Obrigado por prestigiar este post.. Sua opinião é muito importante, e torna o
bloguito muito especial.. Portanto fique a vontade pra deixar seu feedback!!
LEIO.. RESPONDO.. E logo logo chegarei em seu cantinho.. Misspéra hein!?!

Grato pela visita e volte sempre que desejar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...