Páginas

#03 Entrevista - Vero Kraemer

atelier wesley felicio, entrevista, vero kraemer, batendo um papo, artesã, em destaque, mosaico, pintura, artista plástica, além da rua atelier,
O artesanato sempre nos permite conhecer profissionais que são exemplo de competência, carisma, criatividade, talento e dom, e são através destes exemplos que buscamos nos espelhar, eu tenho uma lista de pessoas que sou fã e acredito que vocês também.. O Atelier Wesley Felício tem a honra de trazer uma entrevista com ela que além, de muito simpática é multi facetada, Veronica Kraemer que também atende por Vero Kraemer, artesã, nascida em 24 de abril e residente em São Paulo/SP..

Vero como define "Artesanato"?!
Artesanato é criar, fazer arte, trabalhar com as mãos. Artesanato é fazer coisas bonitas para usar, pra decorar.  Artesanato é fazer peças únicas, uma a uma.

E como ele surgiu na sua vida?!
Desde pequena, sempre gostei de livros de colorir. Depois, veio o Daniel Azulay e abriu minha mente! Assistia aos programas dele, fazia tudo que ele ensinava, desde dobraduras até cartões de Natal.  Aos 8 anos, pra ganhar um dinheirinho, eu fazia bolsas de papel eu vendia no prédio onde morava. Resumindo - Sempre gostei de pintar, de criar, pois o artesanato me elevava.

Há quanto tempo trabalha com artesanato?!
Desde 1999 trabalho com artesanato.

Com quais técnicas você trabalha?!
Pintura e customização de móveis, de objetos, mosaico, pintura de vasos e telas, reutilização de caixotes, gavetas e pallets, entre outros. Pinturas em geral.

Porque escolheu as técnicas para trabalhar?!
Elas foram surgindo. As que ficaram foram as vertentes com as quais mais me identifico.

Vero onde busca inspiração?!
Nas pessoas principalmente, em suas alegrias e dores, e também nas minhas. Em músicas. Em exposições.

Tem uma peça favorita?! Qual e porquê?!
Sim, uma mesa que transformei e nunca tive coragem de vender. Eu estou escrevendo esta entrevista usando esta mesa como base.

Como você vê a situação do artesanato no Brasil?!
Eu vejo que o artesanato é cada dia mais valorizado. Artesão virou profissão no mês passado! Muitas pessoas deixaram antigas profissões para se dedicarem exclusivamente ao artesanato. Não acho que os produtos sejam valorizados, mas isso está mudando. A partir do momento em que o artesão se valoriza, o produto adquire mais valor. Mas isso leva tempo.

Que dicas você daria para quem quer ingressar neste ramo?!
Se você ama trabalhar com artesanato, vá fundo! Não tenha medo, mas tenha muita paciência. Viver de artesanato não é fácil, mas é gratificante. Sempre é maravilhoso trabalhar com o que amamos!

Pra você qual a contribuição da internet no cenário artesanal?!
Troca de idéias, aprendizado. Aprendi e ensino muito tanto pelos passo a passo escritos, quanto por vídeos no YouTube. Conheci pessoas e profissionais incríveis, que nunca teria conhecido se não fosse a internet.

Atualmente muito se discute sobre a questão de plágio, qual sua opinião sobre isso?!
Isso é algo que me revolta. Pessoas postam fotos sem créditos, e alegam que não encontraram a fonte. E isso vira um infinito de postagens e desculpas, e a fonte se perdeu para sempre. Mas o pior é quando encontro fotos de peças que fiz em páginas/sites de grandes empresas, que deveriam ter responsabilidade, e quando encontro fotos minhas, ou quando me contam, em sites de outras pessoas, dizendo que foram elas que fizeram. Aí eu me pergunto: A criatura pega uma foto minha e diz  "Fui eu que fiz."  Se vender, o que ela entregará? Porque as peças são únicas. Podem ficar parecidas, mas nunca iguais. Dá pra denunciar, e muitas vezes sair com razão, mas é muito desgastante e triste para quem criou. As pessoas deveriam ter mais respeito pelo que é do outro, pelo menos citando a fonte, o autor.

O que o artesanato lhe trouxe de melhor?!
O artesanato é minha vida. Ele me trouxe satisfação , alegria, paz, equilíbrio e pessoas maravilhosas!

Se começasse hoje, faria algo diferente?!
Eu fiquei aqui pensando que muita coisa, tudo, poderia ter sido diferente. Mas se eu tivesse feito qualquer coisa diferente, talvez hoje não estivesse aqui. Continuo aprendendo com os erros, crescendo com tudo, então não teria feito nada diferente. A única coisa, mas que não tem a ver com isso, é que talvez eu tivesse parado de fumar há muito mais tempo! Parar de fumar abriu novos caminhos. Ganhei uma confiança que nunca achei que tivesse. E isso se reflete em meu trabalho.

Quais são seus planos e sonhos futuros para o campo artesanal?!
Quero fazer algo maior com relação a cursos e workshops, mas quando digo maior, é maior mesmo. Quero viajar ensinando. Estou procurando patrocinadores! Quero turbinar meus vídeos, e procuro parcerias!

Uma frase ou mensagem para seus amigos e admiradores?
Nunca desista de seus sonhos!

Vero deseja falar algo mais?
Quero agradecer por esta oportunidade e pelo convite para a entrevista. É uma honra!

Onde encontramos você..
Twitter - @verokraemer
Instagram - @verokraemer
YouTube - Veronica Kraemer
E-mail - alemdaruaatelier@gmail.com
Telefone - (11) 2597.4848

Vero quero agradecer imensamente mais uma vez por contribuir e enaltecer este cantinho, desejo infinitamente muita positividade e boas energias em seu caminho, grato ainda por toda atenção e carinho de sempre comigo.. E a todos os arteirxs não deixem de acompanhar, conhecer, prestigiar a Vero nas redes sociais, vão se encantar por ela e por tudo que faz!!

BjoO grande procêis tudo!!

12 comentários:

  1. Nossa que legal Wesley,sou fã dessa menina,linda entrevista.Beijo nos dois.Valéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valéria fico feliz que tenha gostado e também sou mega fã da Vero uma pessoa incrível não é mesmo.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  2. Essas entrevistas são bem legais, conhecer um pouco sobre essas pessoas talentosas é muito bom. Saber como foi o começo e ler os conselhos é muito útil, principalmente para que esta começando. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia fico extremamente grato pelo feedback, e compartilho da mesma opinião aprendemos muito com os casos e comentários, acredito que todos temos algo a compartilhar e por este motivo escolher trazer as entrevistas como uma categoria aqui pro bloguito!! BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  3. Oi Wesley
    Já conheço alguma coisa da Verônica, vou procurar acompanhar mais de perto o trabalho dela, adoro artesanato, mas sou "sem jeito mandou lembrança", não sei fazer quase nada.
    Gostei da entrevista e saber um pouco mais sobre ela, interesso-me pela pessoa que está por trás de determinada obra, peça, seja de que jeito for.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa ainda vou ver algo feito por você e desmitificar essa história do "sem jeito aí" acompanhe sim, vale muito a pena, Vero é um amor.. Fico feliz que tenha gostado da entrevista, trarei outras se Deus quiser!!BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  4. Demorei mas cheguei (rsrsrs), desculpa amigo pela demora da visita, mas fim de ano, muita coisa pra fazer, não conhecia a artesã Verônica, fiquei feliz em conhecê-la um pouquinho. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Sandra tem que pedir desculpas não, sei da correria de fim de ano, mas o importante é que veio.. Se der conheça mais vale muito a pena e o trabalho dispensa comentários.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  5. A Vero é uma querida e talentosíssima! Admiro muito o trabalho dela e adorei ler essa entrevista.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane antes de mais nada seja bem vinda, e concordo com tudo que disse e que bom que gostou da entrevista.. BjoO grande e convido a voltar sempre que desejar..

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  6. Oi Wesley! Muito obrigada por seu carinho e pela entrevista! Amei as perguntas!
    Agradeço aos leitores pelo carinho também! Estou muito feliz!
    Te desejo tudo de bom!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero eu quem agradeço o carinho e atenção de sempre comigo.. Fico mega feliz que tenha gostado, topado e contribuído para com este nosso cantinho.. tudo de bom para nós todos sempre.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir

Obrigado por prestigiar este post.. Sua opinião é muito importante, e torna o
bloguito muito especial.. Portanto fique a vontade pra deixar seu feedback!!
LEIO.. RESPONDO.. E logo logo chegarei em seu cantinho.. Misspéra hein!?!

Grato pela visita e volte sempre que desejar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...