Páginas

Dia da Consciência Negra

dia da consciência negra, atelier wesley felicio, novembro, datas especiais, datas importantes, artesanato, crafts, brasil, feito à mão
Pra variar chego sempre atrasado em datas comemorativas e/ou celebrações que requerem alguma atenção especial, confesso que isso só acontece aqui no bloguito pois na vida real sou pontualíssimo.. Ontem foi o Dia da Consciência Negra e acompanhei algumas manifestações e opiniões divergentes nas redes sociais e como é de praxe resolvi deixar aqui registrado minha opinião sobre a data.. Só lembrando que cada um tem o direito de pensar como quiser, e acima de tudo respeito e aceito todas as opiniões.. Compartilha a sua conosco lá nos comentários!! Bora?!

O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, tem como objetivo remeter a resistência do negro contra a escravidão de uma forma geral. É considerada feriado em algumas cidades ao longo de todo País, e entidades ligadas ao Movimento Negro organizam, eventos, palestras, celebrações que enalteçam o negro. 

Uma das frases que mais vi ser compartilhada é a seguinte "Não precisamos de um Dia da Consciência Negra, precisamos de um Dia de Consciência Humana" particularmente não concordo em tudo com a frase, acredito sim que todos devemos tomar uma dose de Consciência Humana diariamente para se posicionar diante de tantas questões que nos afeta atualmente, como o caso do preconceito, homofobia, xenofobia, atentados, entre outros, a própria questão da água e do meio ambiente que é cada vez mais assustador.. Mas acredito que seja preciso sim levantar a bandeira da Consciência Negra.

Por mais assustador que pareça muitas pessoas, escolas, instituições só abrem os olhos para tais questões em dias de celebração como este, e se é preciso um dia para discutir um tema de tamanha importância e relevância que é a questão do negro num país onde a população é de maioria negra, sou totalmente a favor, vejo esta questão como algo social de formação de caráter e de cidadania do ser humano!
preconceito, racismo, atelier wesley felicio, opinião, relevante, ponto de vista, dia da consciência negra, movimento negro,
Infelizmente já fui vitima de preconceito e infelizmente não foi apenas uma vez, é desconcertante, é invasivo, é marcante, é triste e não falo isso pra terem pena de mim, mas sim pra ilustrar ainda mais a minha opinião favorável a data de hoje/ontem.. Quando aconteceu não sabia o que fazer mas com o tempo aprendi a canalizar tudo para o positivo e que ter orgulho dos meus antepassados e da raça negra não era uma questão de sentir superior, ou de supremacia, mas sim de igualdade..

Enfim a luta é constante, é preciso somar forças, pois unidos estaremos prontos para derrotar qualquer batalha, espero que tenha conseguido passar algo relevante e reflexivo para vocês.. Pois acredito que o lugar do negro seja onde ele quiser, portanto um Viva a Igualdade, a Diversidade e a Multiplicidade!! E que por onde passarmos plantemos amor e compartilhemos com todos que nos cercam deste mesmo sentimento, com isso não vamos precisar temer jamais a colheita.. Como dizem por aí cada um oferece o melhor que tem!! Finalizo com a frase do grande Nelson Mandela que diz..

"Ninguém nasce odiando uma outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.."

P.S: Se você ainda não sabe com o que presentear neste Natal, corre lá na Loja Virtual e garanta já seu presente artesanal para aquela pessoa especial.. Oh até rimou!!

BjoO grande procêis tudo!!

8 comentários:

  1. Oi Wesley.
    Esse ano nem consegui fazer um post sobre a data. Rsrs. Vale sim a reflexão, mesmo que seja apenas em um dia. E essa frase do Nelson Mandela diz tudo. Ninguém nasce odiando realmente. Vamos oferecer o melhor que nós temos.
    Bom domingo! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara, tá tudo muito corrido não é mesmo?! Pois é penso desta mesma forma, o que não vale é deixar esquecido esta data tão importante.. BjoO grande e desejo o mesmo sempre..

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  2. Oi wesley, imagina se vc está atrasado e eu que to chegando agora estou oque? rsrsrsr Estou chegando agora e ja vim visitar seu bloguinho e ver suas novidades;;; como sempre vc sempre tem materias bem legais para apresentar, falando dia da Consciencia negra tem uma frase que eu adoro do Nelson Mandella, " Sonho com o dia em que todos levantar-se ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos". Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Rosangela mas teve seus motivos e entendo-os perfeitamente, mas grato pela visita e fique a vontade para ver tudo que rolou no tempo que esteve ausente.. Linda frase dele também, aliás acho que tudo que ele disse é bacana demais.. BjoO grande e volte sempre que desejar!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  3. É uma triste realidade a questão do preconceito. Meu pai é negro, portanto tive a felicidade de, desde sempre, ver que não existe diferença alguma nas pessoas, porém infelizmente me pego frequentemente tendo que me manifestar contra o preconceito. Já ouvi coisas verdadeiramente desumanas de pessoas mesquinhas e prepotentes, que se acham no direito de falar absurdos na minha frente porque não sou negra. Isso só mostra o quando a sociedade é ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia pois é o que mais irrita é ter de lidar com pessoas com pensamentos tão pequenos e isso em pleno seculo 21.. Sem contar que no Brasil a maioria da população é negra e basicamente toda família tem alguém negro.. Não podemos perder a esperança que um dia tudo isso será apenas histórias.. BjoO grande grato pelo carinho de sempre!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  4. Oi Wesley!
    Amei ler o post, eu almejo o dia em que não precise mais comemorar o dia da consciência negra, sou adepta a frase que você mencionou, mas sei tbm que esse dia ainda se faz necessário.
    Costumo dizer na família, que só "me falta-me a melanina" rs!
    Pois sou neta de negros e tenho muito orgulho disso.
    E fico super infeliz de saber de casos de racismo, eu sinto muito que vc tenha passado por isso e oro pra que vc e que várias pessoas negras não passe por isso nunca mais.
    Sei lá pra mim é difícil tratar de um assunto que não entendo o motivo, o porque disso, o porque das pessoas pensarem assim é oque pega pra mim.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que amou Daiane, e sim é muito importante celebrar, lembrar enfim falar sobre o tema.. A grande maioria da população brasileira tem descendência negra e deveriam rever seus conceitos.. Mas continuemos firmes e esperançosos que chegará um dia que a cor da pele não fará nenhuma diferença na sociedade que vivemos.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir

Obrigado por prestigiar este post.. Sua opinião é muito importante, e torna o
bloguito muito especial.. Portanto fique a vontade pra deixar seu feedback!!
LEIO.. RESPONDO.. E logo logo chegarei em seu cantinho.. Misspéra hein!?!

Grato pela visita e volte sempre que desejar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...