Páginas

#02 Entrevista - Paty Pegorin

atelier wesley felicio, entrevista paty pegorin, empreendedorismo, arte de vender artesanato, como viver de artesanato, curso, hospedarte, garota criatividade, artes, artesanato, crafts, handmade,
O empreendedorismo tem se tornado muito importante na vida dos artesãos, que atualmente não se preocupam apenas em criar uma peça artesanal de boa qualidade, mas também visam buscar sua identidade, criar sua marca pessoal, montar sua loja virtual e agradar em 100% seus clientes.. Enfim buscam a realização pessoal fazendo o que mais gostam.. E sobre esse assunto temos algumas pessoas de renome e de grande importância para este cenário, o Atelier Wesley Felício teve a honra de trazer uma entrevista com uma delas, a querida Paty Pegorin, Empreendedora Digital nascida em 10 de outubro de 1985, residente em Americana/SP..

Paty como você define "Artesanato" 
A arte de criar com as próprias mãos.

Como ele surgiu na sua vida?! 
Surgiu logo na infância quando assistia encantada programas de artesanato e quadros de "faça você mesmo" na televisão. Amava também ver o que minha avó conseguia fazer em crochê. Sempre achei este universo muito interessante porque sempre fui apaixonada por criatividade. Quando a Internet entrou na minha vida, rapidamente mergulhei no mundo online criativo.

Há quanto tempo se trabalha com artesanato?!
Há 10 anos atrás já participava de muitos grupos online de artesanato quando o Facebook e redes sociais nem existiam. Eram os famosos Yahoo Grupos de artesanato. Participava por curiosidade e por paixão, ali comecei a me encantar por praticamente todas as técnicas artesanais porque artesãs de todas as técnicas participavam destes grupos e compartilhavam seus trabalhos.

Como é o seu trabalho?!
Eu mesclei minha área de formação (Tecnologia da Informação), experiência com marketing digital e minha paixão por criatividade em um trabalho único. Meu foco atual é em auxiliar artesãos a utilizar a Internet a favor do seu artesanato. Tenho um curso virtual sobre o assunto - pode ser encontrado em Como Viver de Artesanato, disponibilizo também diversas aulas gratuitas sobre o assunto em Hospedarte Nas horas vagas brinco de criar no meu blog Garota Criatividade (amo reciclagem). E com meu noivo abri um loja de produtos criativos chamada Tia Filomena.
atelier wesley felicio. paty pegorin, almofadas, personalizadas, criatividade, produtos criativos, tua filomena, empreendedorismo, marketing digital, paty pegorin
Porque escolheu esta forma de atuação?!
Bom, eu percebi que poderia mesclar minha formação com minha paixão e criar um trabalho único e que ajudasse as pessoas através das minhas experiências. É importante que a artesã saiba que existe um leque gigantesco de trabalho envolvendo artesanato na Internet, não apenas vendas por encomendas, mas ensinando aquilo que sabe. Embarquei neste ramo e hoje tenho meu próprio ateliê, que é um espaço onde posso criar todos os conteúdos digitais que auxiliam artesãos (e brinco de exercitar minha criatividade com artesanato também).

Paty onde busca inspiração?!
Minha inspiração vem sempre de coisas simples. Amo encontrar o belo nas coisas simples. De um pequeno botão a uma flor que surgiu no cantinho de uma calçada. A vida me encanta e me inspira.

Tem uma peça favorita?! Qual e porquê?!
Dentro das reciclagens que amo fazer para meu blog eu amei fazer estas flores de caixa de ovo >> Reciclagem com Caixa de Ovos Gostei muito deste projeto porque ele envolve a reciclagem em sua forma mais pura e simples. Pra mim é sempre incrível ver como coisas que seriam jogadas no lixo podem se tornar objetos diferentes através da criatividade.

Como você vê a situação do artesanato no Brasil?! 
Excelente! Eu sou apaixonada por este mercado e vejo que a Internet só tem contribuído com a aceitação artesanal. Sabe por quê? Através da Internet a artesã consegue acompanhar o que outras artesãs brasileiras estão fazendo e correm atrás para cada vez mais aperfeiçoar os seus próprios trabalhos. E isto é bom pra todo mundo: para o clientes, para o mercado e para a própria artesã. Muitas iniciativas têm surgido também para ensinar marketing para as artesãs (a arte de vender) e isto tem ajudado cada uma a encontrar sua mensagem única e compartilhar com seus clientes em potencial. A Internet é uma excelente ferramenta de captação de clientes. Vejo uma tendência forte no ramo do ensino artesanal através da Internet, a artesã que conseguir embarcar neste barco logo chegará primeiro em um nicho que só tende a crescer na Internet.

Que dicas você daria para quem quer ingressar neste ramo?!
Encontre sua mensagem única, seu foco. Aprenda marketing digital, invista em si mesma e em seu trabalho. Entenda que focar em passar uma imagem profissional de seu artesanato te ajuda a construir uma marca artesanal de sucesso. Não desista no primeiro desafio. Aprenda com cada degrau. Elimine as crenças limitantes de que não é possível viver de artesanato. Vá atrás de histórias de sucesso para se inspirar. Aprenda, aprenda e continue aprendendo. Sempre há algo novo. E não se esqueça: o mundo espera pela sua ideia. Você está no planeta para fazer a diferença e compartilhar sua singularidade com as pessoas. Compartilhar seu talento é um dos melhores presentes que pode dar para o mundo.

Quais as vantagens e as desvantagens de se trabalhar com o artesanato?!
Só vejo vantagens porque amo artesãs. Amo trabalhar com artesanato e, principalmente, diretamente com artesãs que desejam alavancar seu trabalho através da Internet. Artesãs são criativas, repletas de ideias, não têm medo de botar a mão na massa e eu admiro estas características. Alguns poderiam dizer "mas o artesanato não é valorizado". Eu escuto isto muitas vezes. Mas eu tenho uma visão muito clara sobre isto: O artesanato é valorizado pra quem sabe se valorizar e valorizar seu trabalho. Isto inclui apresentá-lo de forma única e autêntica. Tudo que é autêntico, vale mais. Quando a artesã entende isto, ganha o mundo.

De onde veio a ideia de aliar o artesanato ao empreendedorismo?!
Digo sempre que sou criativa por parte de pai e empreendedora por parte de mãe. Sempre vi meu pai dando novas funções pra tudo. Antes de jogar fora qualquer coisa, ele sempre busca formas de reutilizar. Aprendi muito sobre isto com ele. E minha mãe é uma empreendedora nata. Sempre ouvi ela dizer "vamos vender isto? Por que não faz pra vender?" e isto despertou desde cedo a minha paixão por empreendedorismo. Minha cômoda de roupas quando criança era minha loja - amava brincar de lojinha. Mesclar todas estas paixões: criatividade / artesanato e empreendedorismo foi quase que natural pra mim. Eu verdadeiramente acredito que nossos trabalhos precisam envolver nossas paixões, senão o que fazemos perde o brilho, o entusiasmo. Encontre seu entusiasmo e coloque-o em tudo, este é o melhor conselho que poderia dar pra alguém.
atelier wesley felicio, reciclagem, artesanato, crafts, handmade, latão, tambor de 200 litros, sr bigode, customização, paty pegorin, garota criatividade
Como é sua rotina de trabalho?!
Venho para o ateliê de manhãzinha e passo o dia aqui. Minha rotina se divide em dar suporte para minhas alunas e criar conteúdos para meus sites. Agora com a loja de produtos criativos também estou sempre buscando novas referências e criando produtos novos. Encontrei um local muito legal para o ateliê perto dos Correios, isto me facilita também na hora de postar as encomendas. 

Pra você qual a contribuição da internet no cenário artesanal?!
Total ! A internet vem como a cereja do bolo pra artesã que pode agora vender para o Brasil todo e não apenas para sua cidade, como era antigamente. É muito fácil criar uma loja virtual em sites como Elo7 e aceitar encomendas dos seus produtos. A artesã que consegue trabalhar com a Internet de forma correta alavanca suas vendas de forma extraordinária. Os grupos do Facebook municipais também têm ajudado muitas artesãs com as encomendas nas próprias cidades (deixo até como dica de estratégia para quem não faz). A Internet é a melhor amiga da artesã moderna, com toda certeza.

Atualmente muito se discute sobre a questão de plágio, qual sua opinião sobre isso?!
Penso que cada pessoa tem a liberdade de fazer o que quiser na vida, mas deve haver a consciência de que sempre haverá consequências. Uma coisa que eu percebi é que todo sucesso envolve autenticidade. Quer ter sucesso? Busque sua autenticidade, o que te faz único, singular. Do contrário, você será sempre sombra do que os outros estão fazendo. O valor está atrelado a autenticidade. A artesã que consegue encontrar seu ponto único de trabalho, criando suas técnicas, mesclando habilidades, passando sua mensagem através do seu trabalho é quem mais se destaca. Sobre aquelas que acham que não conseguirão trilhar este caminho, achando talvez que não tem capacidade para isto sugiro revisar suas próprias crenças e começar a trabalhar sua capacidade de forma mais positiva, começando pelas palavras. Tenho certeza que todo aquele que procura por sua autenticidade, consegue encontrar.

Paty qual a maior dificuldade que encontrou?!
A maturidade para bater no peito e assumir de corpo e alma o que vim fazer aqui. Todo mundo sabe o que realmente quer fazer da vida, mas muitas vezes a gente se convence de que não é possível. Eu comecei na garagem de casa, sempre acreditei que era possível viver de sua ideia, mas em alguns momentos me convenci do contrário. Só quando eu realmente disse "é isto que quero fazer e ponto final" que as coisas começaram a andar. 
porta anéis, reciclagem, caixa de sucrilhos, paty pegorin, garota criatividade, feito à mão, crafts, upcycling, atelier wesley felicio, entrevista
O que o artesanato lhe trouxe de melhor?!
Contato com minha criatividade e com centenas de pessoas incríveis.

Se começasse hoje, faria algo diferente?!
Me incentivaria diariamente a não desistir.

Quais são seus planos e sonhos futuros para o campo artesanal?!
Continuar sendo uma voz que diz a cada coração criativo que é possível transformar ideias e criatividade em propósito e trabalho de valor. Valor para si e para o mundo.

Uma frase ou mensagem para seus amigos e admiradores?
Agradeço a todos que acompanham meu trabalho e estão sempre comigo. Deixo uma frase que gosto muito que é "Onde há vontade, há um caminho". Sempre há um jeito para uma ideia. Gosto de dizer que ideias são convites para nossa evolução e desenvolvimento. É um prazer e uma lição maravilhosa compartilhar a jornada da vida com vocês.

Deseja falar algo mais?
Agradeço pelo convite! É sempre um prazer falar sobre ideias e criatividade. Que Deus abençoe grandemente seu trabalho! 
atelier wesley felicio, artesanato, crafts, handmade, paty pegorin, mega artesanal, entrevista, cursos, hospedarte, garota criatividade, como viver de artesanato,
Onde encontramos você..
Site para Artesãos - Hospedarte
Site Pessoal - Paty Pegorin
Facebook - Paty Pegorin
Twitter - @oipatypegorin
Pinterest - Paty Pegorin
Instagram - @patypegorin
E-mail - Só entrar na página contato em Hospedarte

Paty sem palavras para agradecer sua colaboração e gentileza.. Desejo que você concretize tudo que sempre almejar e que a felicidade seja sempre constante em sua vida, pois pessoas de bem que plantam o bem merecem tudo de positivo em seus caminhos.. Obrigado de coração!! Arteirxs de plantão não deixem de acompanhar e prestigiar a Paty Pegorin nos seus canais virtuais, tenho certeza que poderá crescer muito não só como artesã, artesão mas como ser humano..

BjoO grande procêis tudo!!

24 comentários:

  1. Oi Wesley, é a Vi, muito legal a entrevista com a Paty, vou conhecer seu blog.
    Parabéns pela iniciativa.
    Boa semana, beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vi, conheça sim tenho certeza que vai curtir muito por todo o conteúdo que ela disponibiliza.. Grato pelo carinho de sempre!! BjoO grande e desejo o mesmo!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  2. Parabéns! Excelente depoimento, mto mais q entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela também achei super, ultra, mega o resultado e não ficou mesmo parecendo entrevista.. Obrigado pelo carinho aqui.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  3. Muito interessante, confesso que não a conhecia e km certeza vou passar por lá para conhecê la melhor. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edi como disse estou com saudades de ti.. Passe sim tenho certeza que não vai se arrepender.. BjoO grande e volte sempre que desejar hein!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  4. Que lindo! Muito obrigada por esta oportunidade. Foi um prazer imenso conversar contigo. Agradeço também as palavras gentis que dirigiu a mim. Te desejo muito sucesso e bençãos! Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço imensamente Paty a disponibilidade e gentileza comigo e com o bloguito.. Saiba que foi recíproco, e de extremo aprendizado pra mim.. Grato e sucesso pra nós todos, sempre.. BjoO grande e estamos aqui pro que precisar!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  5. Muito boa entrevista, motivadora! Beijos a todos!
    www.tokadarteatelier.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/TokadaArteAtelier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, fico imensamente feliz que tenha gostado, e espero que tenha sido mesmo motivador para vocês como foi e tem sido pra mim!! BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  6. Sensacional Wesley! Parabéns pela entrevista e parabéns para a Paty. Algumas mudanças que tenho realizado já são frutos de orientações dela.
    Sucesso para todos nós!
    Boa semana! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jussara todo mérito da Paty, só conduzi as perguntas.. Pois é ela é top mesmo e ajuda de inúmeras maneiras.. Grato pelo carinho.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  7. Bom post, adorei e parabéns a Paty pela criatividade - Viva a Arte!! :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena, antes de mais nada seja muito bem vinda ao bloguito, fico feliz que tenha gostado.. E com Viva a Arte com todas as letras.. BjoO grande volte sempre que desejar!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  8. Bom dia, Wesley!
    Gostei muito da entrevista. Ainda não a conhecia, mas é sempre de grande valor ler que todos passam por dificuldades no caminho e o que diferencia o sucesso do fracasso é a perseverança. Muitos se atentam só nas conquistas, mas esquecem que toda vitória vem com esforço, superação.
    Gostar do que faz, acreditar, procurar caminhos, investir em si mesmo é o que fará a diferença no final.
    Muito boa a entrevista, parabéns!

    Obrigada pelo carinho com meu trabalho. Vc disse uma coisa no seu comentário que me fez pensar (que cada poção é nova...). Eu sempre digo que não gosto de fazer trabalhos iguais. Crio peças sem ter pedido e graças a Deus, a maioria das encomendas que recebo, os clientes pedem apenas a peça (nem a cor escolhem). Acredito que é de tanta vontade que tenho de criar. Dou glórias a Deus cada trabalho que concluo e que agrada que vê.

    Abração esmagador e linda terça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, fico muito feliz que tenha gostado, com certeza, muitos desanimam na primeira dificuldade. Sem sombra de dúvida penso muito nessa questão gostar do que se faz é 90% de que fará algo bem feito.. Grato pelas palavras sei que são sinceras.. Que isso disponho, sabe que sou fã né?! Legal ter essa liberdade para criar as vezes também recebo encomendas assim mas muitas já chegam decididas que querem parecidas com uma ou outra que viram, e como o cliente tem sempre razão faço a vontade.. Abração esmagador pra ti também e desejo o mesmo!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  9. Oi Wesley
    Olha, adorei a Paty, tão alto astral, pra cima mesmo, não vê dificuldade, bacana demais.
    Como aprecio pessoas como vocês, artesãos, habilidosos, criativos, mãos de fada... e por aí vai.
    Parabéns pela bela entrevista e por nos apresentar esta artista.
    Vou conhecê-la melhor.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cissa, que bom que curtiu a entrevista fiz com muito carinho e pensando não só nos arteiros de plantão mas em todos que querem botar a mão na massa e desengavetar algo que já planeja a um tempo e tava faltando aquele empurrãozinho.. Grato pelo carinho de sempre e conheça sim, tenho certeza que não vai se arrepender.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  10. Muito legal a entrevista! É muito bom, principalmente para quem esta dando os primeiros passos, ler palavras como essas Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Andréia, sim com certeza nos motiva e nos faz persistir naquilo que realmente queremos fazer, seja o que for.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  11. Olá Wesley!
    Conheço a Paty a pouco e estou encantada com ela amo assistir os vídeos no youtube, o mais encantador é a segurança que ela passa, a certeza de que somos capazes ela transmite isso e faz com que tenhamos um gás.
    A entrevista ficou ótima, parabéns!
    Saio daqui bem mais motivada!
    Bjusssss!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane fico feliz que tenha curtido a entrevista e realmente Paty é muito segura, acho que por ter prioridade no assunto.. Ouvi de outras pessoas que o post foi motivador também e não sabe como feliz feliz que tenha proporcionado isso a vocês.. BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir
  12. Olá Wesley,
    primeiramente agradeço tão gentil visita em meu cantinho ;)
    Em relação a entrevista, não conhecia o trabalho da Paty e confesso que foi bem útil.
    Ela tirou muitas dúvidas em relação a este universo e assim que terminar meu comentário vou conferir o trabalho dela mais de perto.
    Concordo com ela em vários aspectos, principalmente no que diz respeito em não desistir.
    Agora que já conheço o espaço de ambos, já estou seguindo.
    Um final de semana abençoado =)
    A Casa da Mãe Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaína, disponho adoro conhecer novos cantinhos.. Que bom que o post lhe serviu para sanar dúvidas e faça isso mesmo conheça e depois me conte o que achou.. Seja bem vinda e volte sempre que desejar, desejo o mesmo a você!! BjoO grande!!

      Att; Wesley Felício

      Excluir

Obrigado por prestigiar este post.. Sua opinião é muito importante, e torna o
bloguito muito especial.. Portanto fique a vontade pra deixar seu feedback!!
LEIO.. RESPONDO.. E logo logo chegarei em seu cantinho.. Misspéra hein!?!

Grato pela visita e volte sempre que desejar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...